Washington da Selva
Carmo do Paranaíba - MG, 1991
Vive em Salvador - BA
Da Selva é artista visual, designer e ex-produtor da agricultura familiar sem-terra. Cultiva imagens através de desenho, pintura, fotografia, web-arte e têxteis. Sua pesquisa artística lida com os contrastes entre a zona rural, a cidade e a cultura digital, aprofundando diálogos sobre trabalho, território e identidade.
É Mestre em Artes, Cultura e Linguagens e Bacharel em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de mostras coletivas como “Abre Alas 20” (A Gentil Carioca, RJ, 2025), "O Corpo Invisível da Memória" (Museu da Inconfidência, MG, 2023), “73º Salão de Abril” (Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, CE, 2022) e a “30ª Mostra de Artes da Juventude” (SESC, SP 2022). Recebeu incentivos de pesquisa do Lab Cultural BDMG (2021), do Programa de Residência Artística do IA Ouro Preto (2022) e da Associação Carabina Cultural (2021).
Foi premiado com o Prêmio DASartes 2021 e o 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. Suas obras estão no acervo do Governo do do Estado da Bahia, e possui uma escultura pública em Sarandira, MG.
Contato: washingtondaselva@gmail.com

Foto Ian Oliveira
Da Selva De Simone
Dupla formada por Matheus de Simone (RJ, 1994)
e Washington da Selva (MG, 1991)
Da Selva De Simone são um casal de artistas visuais e designers que atuam desde 2021 desenvolvendo projetos de escultura. Ambos são graduados e mestres pelo Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Em 2021, participaram da Residência Artística Escultura Pública e Arte na Terra, na qual inauguraram a escultura pública site specific "Umbigo de Sarandira", no topo de uma colina no interior de Juiz de Fora (MG).
Em 2023, criaram "Regadores", projeto de cerâmica e performance iniciado na Residência Artística Zona Fluxus (Salvador - BA), investigando as formas, usos e a história por trás do gesto de regar em distintas narrativas culturais.
Entre 2025 e 2026, a dupla trabalha com a escultora Jasi Pereira (BA) e a Comunidade da Trindade (Igreja da Trindade - BA). "Monumentos em cerâmica da Comunidade da Trindade" surge do desejo das pessoas da comunidade pela construção e instalação de três esculturas, de tamanho humano, que se integram a um espaço externo a ser ocupado e preparado para o convívio e rezas.
