Washington da Selva
Carmo do Paranaíba - MG, 1991
Vive e trabalha entre Carmo do Paranaíba - MG e Salvador - BA
Washington da Selva é artista visual, designer e ex-produtor da agricultura familiar sem-terra. Cultiva imagens através de desenho, pintura, fotografia, web-arte e têxteis.
Sua pesquisa artística lida com os contrastes entre a zona rural, a cidade e a cultura digital, aprofundando diálogos sobre trabalho, território e identidade. É Mestre em Artes, Cultura e Linguagens e Bacharel em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Da Selva participou de mostras coletivas como "O Corpo Invisível da Memória" (Museu da Inconfidência, 2023) e a 30ª Mostra de Artes da Juventude (SESC, 2022). Recebeu incentivos de pesquisa do Lab Cultural BDMG (2021), do Programa de Residência Artística do IA Ouro Preto (2022) e da Associação Carabina Cultural (2021).
Foi premiado com o Prêmio DASartes 2021 e o 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. Suas obras estão no acervo do Governo do do Estado da Bahia, e possui uma escultura pública em Sarandira, MG.
Contato: washingtondaselva@gmail.com

Foto Ian Oliveira
Da Selva De Simone
Dupla formada por Matheus de Simone (RJ, 1994)
e Washington da Selva (MG, 1991)
Da Selva De Simone são um casal de artistas visuais e designers que atuam desde 2021 desenvolvendo projetos de escultura. Ambos são graduados e mestres pelo Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Em 2021, participaram da Residência Artística Escultura Pública e Arte na Terra, na qual inauguraram a escultura pública site specific "Umbigo de Sarandira", no topo de uma colina no interior de Juiz de Fora (MG).
Em 2023, criaram "Regadores", projeto de cerâmica e performance iniciado na Residência Artística Zona Fluxus (Salvador - BA), investigando as formas, usos e a história por trás do gesto de regar em distintas narrativas culturais.
