Foto: Gabryel Sampaio

Washington da Selva

Carmo do Paranaíba - MG, 1991
Vive em Salvador - BA

Washington da Selva é artista visual e pesquisador. Combina diferentes práticas artísticas como: desenho, fotografia, instalação e processos têxteis. Filho de trabalhadores rurais, a sua pesquisa artística lida com os contrastes entre a zona rural, a cidade e a cultura digital. Possui mestrado em Artes, Cultura e Linguagens e bacharelado em Artes e Design, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Expõe desde 2015 em instituições nacionais. Atualmente participa da 30ª Mostra de Artes da Juventude (30ª MAJ – 2022) no SESC Ribeirão Preto (SP). Participou de residências como: “Programa de Residência Artística 2022” do Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto (Ouro Preto– MG); e “Residência Esculturas Públicas e Arte na Terra” (2021) da Associação Carabina Cultural (Juiz de Fora – MG) e Galeria quartoamado (BH). Foi artista contemplado com bolsa de pesquisa no "Lab Cultural 2021", BDMG Cultural (BH).

No último ano, Da Selva foi contemplado por importantes premiações nacionais como o
Prêmio DASartes e o 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, e finalista no
1º Prêmio de Fotografia Adelina.

Washington é representado pela galeria Samba Arte Contemporânea (RJ). Possui obras no acervo do Governo do Estado da Bahia (BA) e uma escultura pública instalada no distrito de Sarandira (Juiz de Fora - MG).