Washington da Selva _ Retrato 1 2022 _ Fotografia de Matheus de Simone (Correto)_edited.jp

Washington da Selva

Carmo do Paranaíba - MG, 1991
Vive em Salvador - BA

Washington da Selva é artista visual e pesquisador. Possui mestrado em Artes, Cultura e Linguagens e bacharelado em Artes e Design, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Combina diferentes práticas artísticas como: fotografia, desenho, performance, webarte e processos têxteis. Filho de trabalhadores rurais, a sua pesquisa artística lida com o contraste entre a zona rural, a cidade e a cultura digital.

Foi artista residente no "Lab Cultural 2021", BDMG Cultural, onde pesquisou as vestimentas de proteção utilizadas por seus familiares no trabalho rural da região do Cerrado de Minas Gerais. Participou também da residência Esculturas Públicas e Arte na Terra (2021), Associação Carabina Cultural, em que, atuando como a dupla Da Selva De Simone (com Matheus de Simone), instala a escultura pública Umbigo de Sarandira, em Juiz de Fora/MG, no distrito de Sarandira.

Em 2021, Da Selva foi contemplado por importantes premiações nacionais como o Prêmio DASartes e o 8º Prêmio de Fotografia Pierre Verger, e finalista no 1º Prêmio de Fotografia Adelina.

Agenda 2022:

  • ABRIL: Imagem à Deriva - Galeria Leo Bahia - Vitória/ES

  • ABRIL: Mostra de Arte da Juventude - SESC Ribeirão Preto/SP

  • MAIO: Residência Artística OFÍCIO - IA Ouro Preto/MG

Leia: