top of page
0 _ A coroação _ Inteira _ GIF _ Washington da Selva 2022 _ Residência ia Ouro Preto.gif

A Coroação,  2021 - 23

Bordado em conjunto EPI de aplicação de agrotóxicos (touca árabe, camisa, calça)
190 x 44 x 35 cm (Alt, Larg, Prof)

A figura das vestimentas EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que já apareciam em alguns trabalhos do artista, passa a ganhar corpo quando, em 2021, Washington inicia uma pesquisa sobre as roupas de proteção utilizadas pelos seus familiares trabalhadores rurais que atuam nas lavouras de café do interior do Cerrado de Minas Gerais.

 

Crescido com a sua família na zona rural, Da Selva vivenciou desde jovem as consequências do racismo ambiental numa família fundamentada na agricultura familiar que passa a ter a sua mão de obra expropriada para servir às violentas estruturas do agronegócio.

 

O trabalho "A Coroação" (2021-23) mostra um conjunto de EPIs de aplicação de agrotóxicos, adornado com imagens em bordado à mão, produzido pelo artista, repleto de imagens de cultivos e culturas. Nele, a partir de memórias do cultivo familiar do quiabo, Washington retoma, revisa e estuda os gestos e procedimentos que fizeram parte de sua herança cultural. Numa conjuração de gestos e produção de imagens na contraditória peça, o artista produz um contrafeitiço, ao devolver para o corpo do trabalhador a sua história.

bottom of page